Festa da Flor

Desde pequena que ouço falar da Festa da Flor. A minha avó Chica nunca lá foi mas falava-me dela como se sempre lá estivesse estado. No dia do desfile não desviava o olhar da televisão, absorvendo todos os pormenores, admirando cada detalhe... Para ela, esta festa “é um sonho”...
       A Madeira é conhecida como a “ilha da eterna primavera”, a “pérola do Atlântico”, e não há quem não saiba que “a Madeira é um jardim”. Não é por isso de estranhar que uma das suas festas mais famosas seja a Festa da Flor. Ocorre em plena primavera, depois da Páscoa, celebrando a vida e a alegria do renascimento. Esta festa teve início em 1954, no Ateneu Comercial do Funchal, onde se realizou a Festa da Rosa. Este evento contou com uma exposição de flores, onde foram premiadas as melhores. Este concurso teve tão boa aceitação que se voltou a repetir, e a repetir, ganhando outras dimensões, passando a estar a cargo do Governo Regional e designando-se Festa da Flor.
       Atualmente, esta festa conta com exposições de flores a concurso, mas também com lindíssimos tapetes florais, desfiles, muita música e animação. O mais conhecido é o desfile de domingo à tarde onde desfilam, pela Avenida do Mar, crianças e adultos a dançar, vestidos das mais variadas cores e com flores, milhares de flores. É um momento magnífico, deslumbrante mas, ao mesmo tempo, ternurento. Como dizia a avó Chica... “um sonho”!

Primavera das flores
Como ela não há mais.
A Primavera vai e volta sempre,
A mocidade não volta mais.

Encontrei a Primavera
Ali em baixo no jardim.
Como vai, como vai a Primavera?
Ai vai assim, assim, assim.

Ai borda, rica filha, borda, borda.
Ai borda, rica filha, borda bem.
Lá em casa, rica filha, tudo borda,
E borda o pai, borda a filha e borda a mãe, e eu também.” (Música tradicional madeirense)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Festa das Santas Cruzes (2)

Manhãzitos para começar bem o dia 😋

A Festa das Santas Cruzes (1)