A castanha e o Mercado Quinhentista

       Desde a Pré-história que a semente do castanheiro adquiriu importância na alimentação humana, por ser bastante rica em calorias. Sabemos que os romanos e os gregos também a utilizavam, tendo sido uma importante fonte de hidratos de carbono até à chegada da batata e de outros legumes ao continente europeu.
       Na Madeira, sendo uma ilha com as limitações próprias do isolamento que essa condição acarreta, a castanha adquiriu uma importância superior.
       O Curral das Freiras, sendo o produtor desta semente, por excelência, desde cedo ficou conhecido pela confecção de deliciosos produtos derivados da castanha. Cozida, assada, mas também moída em farinha com a qual se faziam (e fazem) pães, broas e outros acepipes.
       No Mercado Quinhentista de Machico, que comemora o achamento da ilha e recria o ambiente vivido na Madeira de quinhentos, teremos uma tenda onde os visitantes poderão provar broas, bolos, licores e outras delícias, todas confeccionadas com castanha. Faça-nos uma visita e deixe-se transportar no tempo até à época dos Descobrimentos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Festa das Santas Cruzes (2)

Manhãzitos para começar bem o dia 😋

A Festa das Santas Cruzes (1)