Mais um ano chega ao fim...

       Adoro e detesto o final do ano letivo. Tem um sabor agridoce que me atrai e me desagrada ao mesmo tempo. Gosto da perspectiva de mais tempo livre, de poder descansar, abrandar o ritmo (não muito), fazer coisas que gosto mas que na correria do dia-a-dia não tenho tempo para fazer...
Mas o final de uma etapa é sempre custoso. Ficamos sempre com um gosto amargo na boca e uma lágrima nos olhos. Custa-me saber que vou deixar de ver todos os dias aquelas pessoas com quem partilhei tantos momentos nos últimos meses.
       Consola-me a certeza de que dei o meu melhor, que lhes ensinei algumas coisas e que aprendi muitas mais. Alegro-me com a esperança que lhes trouxe e com o brilho que lhes procurei devolver ao olhar.
       Orgulho-me muito destes meus alunos crescidos! Uns porque tiveram a coragem de fugir da solidão e do isolamento das suas casas, e regressar à escola, numa fase mais avançada da vida, para aprender coisas que não lhes foram permitidas quando eram crianças. A vida era dura e não se compadecia do desejo de aprender. O trabalho do campo chamava e falava mais alto do que as brincadeiras de criança.
       Orgulho-me também dos meus alunos "de além-mar", que as circunstâncias da vida obrigaram a um exílio forçado, longe da sua pátria amada, por esta se encontrar nas mãos de tiranos que condenam o povo à fome, à miséria e ao medo. Orgulho-me da forma como levantaram a cabeça e arregaçaram as mangas, abraçando esta nova realidade e dando o seu melhor em tudo o que fazem. É formidável a forma como se empenharam em aprender uma nova língua, mas também como se envolveram em todas as atividades e "loucuras" que lhes propus, trabalhando com entusiasmo e competência.
Muito obrigada pelos momentos que partilhámos e pelo muito que me ensinaram! Muito obrigada por me terem ajudado a crescer, enquanto profissional, mas acima de tudo como ser humano! Adorei trabalhar convosco!








Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Festa das Santas Cruzes (2)

Manhãzitos para começar bem o dia 😋

A Festa das Santas Cruzes (1)