🎵 Senhora da Conceição 🎵




A 8 de dezembro celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Esta data é muito significativa, para mim. Tão significativa que escolhi esse dia para o Batismo da minha filha.

Quando era pequena era nesse dia que, por ser feriado, decoravamos a casa e fazíamos o presépio e a árvore de Natal. Também era um sinal de que o meu aniversário estava a chegar! Mais tarde, aprendi que esse dia exaltava o facto de Maria ter sido concebida e ter nascido imaculada, sem pecado original. Por essa razão e pela grande devoção que lhe tinha, D. João IV proclamou-a Padroeira e coroou-a Rainha de Portugal. "E desse dia em diante nunca mais Rei português ostentou coroa real."¹

A imagem por D. João coroada era a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, local de grande devoção mariana e onde a família Bragança tinha o seu Paço. Em frente ao Paço Ducal encontra-se o Panteão dos Bragança e foi a esse templo que levámos a Cantata de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, interpretada por uma orquestra, solistas e vários coros, entre eles o Coro do Carmo.

Ainda não vos falei do Coro do Carmo, esse coro fantástico ao qual pertenci ativamente cerca de 8 anos (e ao qual ainda pertenço, apesar da distância), e onde aprendi tanto. Estava eu no meu primeiro ano de licenciatura quando tive como professor de Expressão Musical o Padre Cartageno. Já muito ouvira falar deste homem: tinha sido professor da minha mãe, no Magistério; tinha tocado órgão no casamento dos meus pais; era compositor de muitos dos cânticos que cantávamos na Paróquia; era maestro do Coro do Carmo, o coro litúrgico das principais celebrações diocesanas, o coro que gravava CDs e ía às missas da televisão...
E sabem o que descobri? Que esse grande homem, de uma genialidade imensa, tem um coração do tamanho do seu dom. Convidou-me para o seu coro, um grupo de pessoas incríveis que se tornaram bons amigos e com os quais partilhei tantos bons momentos, passei muitas horas de ensaio, fiz muitos quilómetros, cantei em inúmeros concertos e celebrações, várias cantatas e oratórias, gravei alguns CDs, participei em Missas na televisão, aprendi mais sobre o Cante Religioso... Uma família da qual muito me custou afastar quando vim para a Madeira mas que me acompanhou sempre, apesar da distância. Foi muito emocionante quando embelezaram o meu casamento, cantando com arte e com alma. Muito obrigada a todos pelo carinho que sempre me deram e continuam a dar.
Cantemos sempre com ARTE e com ALMA!


Senhora da Conceição,
Sois nossa mãe celestial.
Pedimo-vos confiantes
Abençoai Portugal.

Abençoai Portugal,
Dai-lhe a vossa proteção.
Sois Padroeira e Rainha,
Senhora da Conceição.

Abençoai o Alentejo,
Sede a nossa medianeira
Junto de Deus, nosso Pai,
Ó celestial Padroeira.

Cante Alentejano Religioso



¹ Cantata de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Festa das Santas Cruzes (2)

Manhãzitos para começar bem o dia 😋

A Festa das Santas Cruzes (1)