Mercado Quinhentista de Machico

       Pensa-se que, no ano da graça de 1419, os portugueses chegaram à Madeira e a povoaram. Já se sabia que esta ilha existia. Ela já aparece em mapas anteriores a esta data. Mas foram os portugueses que aqui chegaram e a tomaram para si, tornando-a no primeiro território descoberto e povoado por europeus, fora do continente europeu. Esta condição tornou a Madeira num importante ponto de passagem, num laboratório de experimentação de modelos de colonização e na maior diocese do mundo, uma vez que todas as terras descobertas lhe pertenciam.
       Neste fim-de-semana, o ambiente dessa época gloriosa foi recriado em Machico, no Mercado Quinhentista. Organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico, este projeto cresce de ano para ano, em tamanho e em qualidade. Visito este evento desde que (eu própria) descobri a ilha. Gosto muito da envolvência que se cria, da forma como toda a população adere a esta iniciativa e veste a camisola... e as túnicas, vestidos e demais trajes de época... para trazer a Machico o quotidiano de quinhentos.
       Este ano participei mais uma vez, mas com uma tenda, a da Castanha. Vesti-me a preceito, vesti a Luisinha a rigor e participei nos cortejos e demais festividades, acompanhada por alguns alunos. Fui mercadora de produtos derivados da castanha e, com a ajuda das minhas vendedoras, trouxe ao mercado broas, bolos e licores (todos eles deliciosos), que vendíamos a troco de tostões e centis.  Foi maravilhoso!!!










Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Festa das Santas Cruzes (2)

Manhãzitos para começar bem o dia 😋

A Festa das Santas Cruzes (1)